Qual é a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?

Entenda a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico, e aprenda estratégias que aumentam as visitas na sua plataforma de vendas online.

Lucas Machado

30/01/2024

Quando estudamos sobre marketing digital, dois termos que são falados com frequência são "tráfego pago" e "tráfego orgânico". 

Entender a diferença entre eles é essencial para quem deseja aprender e aplicar essas estratégias digitais no próprio negócio. Afinal, ambos desempenham papéis distintos, mas complementares, na construção da presença online de uma empresa. 

Então, vamos desvendá-los e descobrir como cada um pode impactar positivamente a sua presença online?

Tráfego Pago

O tráfego pago, como o próprio nome já diz, envolve um investimento financeiro e é bastante utilizado em campanhas online, onde anunciantes/vendedores pagam para exibir seus anúncios em diferentes plataformas de vendas online, como Google Ads, Facebook Ads ou Instagram Ads.

Uma das principais vantagens do tráfego pago é a personalização. Quando você paga por anúncios, consegue alcançar um público específico muito rápido, além de conseguir controlar quem visualiza seus anúncios e quando.

O custo do tráfego pago pode variar dependendo da plataforma escolhida e do modelo de pagamento (por clique, por impressão, etc.).

Principais plataformas de tráfego pago

Existem diversas plataformas de mídia paga que podem somar a sua estratégia de marketing digital. No entanto, duas se destacam por concentrar o maior número de usuários ativos, são elas:

Google Ads

É no Google Ads que você cria anúncios que são exibidos no topo dos resultados do Google e em sites parceiros;

A característica mais interessante da ferramenta é que você só paga quando alguém realmente clica no seu anúncio. Se isso não ocorrer, não há a necessidade de efetuar pagamento algum.

Facebook Ads

Já no facebook Ads, você pode criar anúncios com texto, fotos e vídeos que levam as pessoas para o seu site ou influenciam uma ação específica. Além de disparar suas campanhas no próprio Facebook, também é possível criar anúncios para o Instagram.

Essa ferramenta permite que você escolha quem vai ver os seus anúncios por meio da segmentação de público-alvo, incluindo informações como gênero, idade, localização, estado civil, profissão, interesses e até mesmo hobbies.

Além disso, você pode utilizar uma lista de contatos na criação dos seus anúncios para que a sua mensagem alcance exatamente as pessoas que você deseja atingir, facilitando o redirecionamento para a sua plataforma de dropshipping, por exemplo.

Tráfego Orgânico

Ao contrário do tráfego pago, o tráfego orgânico é conquistado de forma natural, sem a necessidade de investimento financeiro.

Ele é gerado por meio do conteúdo que você compartilha, da qualidade do que oferece ao seu público e do reconhecimento que sua marca recebe.

Embora leve mais tempo para se desenvolver, o tráfego orgânico, é o mais sustentável a longo prazo, pois é construído com base na qualidade do conteúdo, na relevância e na autoridade da marca.

No tráfego orgânico não é necessário investir dinheiro para atrair as pessoas para a sua plataforma de vendas online. Porém, em contrapartida, ele exige investimento em tempo e esforço para criar conteúdo valioso para a sua audiência.

Estratégias de tráfego orgânico

Existem algumas boas estratégias de tráfego orgânico que podem ser utilizadas no seu negócio, vamos conhecer?

  1. E-mail Marketing: é uma maneira de manter contato com os seus clientes e manter o interesse deles em seus conteúdos via e-mail. Enviar mensagens relevantes contribui para manter um relacionamento duradouro com os consumidores e também encaminhá-los para a sua plataforma de e-commerce por meio de avisos de novos produtos e etc;

  1. Marketing de Conteúdo: envolve criar material interessante para a sua audiência. Conheça bem seu público-alvo para produzir conteúdo relevante e use diferentes formatos para atrair atenção: vídeos, lives, posts, blogs, páginas com materiais informativos e e-books;

  1. SEO: otimizar os mecanismos de busca significa tornar seu site mais fácil de ser encontrado no Google por meio de palavras-chave relevantes para o seu negócio e descrições claras em seu site. Isso ajuda o Google a entender do que se trata a sua página para melhorar o seu alcance online, direcionando as pessoas para a sua plataforma de vendas online de forma orgânica.

Tráfego pago e tráfego orgânico: qual escolher?

Se você busca resultados rápidos e imediatos, o tráfego pago pode ser a escolha ideal, porém, para o seu negócio desenvolver um crescimento sustentável a longo prazo, o tráfego orgânico é essencial.

A principal diferença entre os dois é que o tráfego pago requer um investimento financeiro constante, enquanto o tráfego orgânico demanda investimento em tempo e habilidades em marketing de conteúdo.

Outro ponto importante é que, com o tráfego pago, você tem controle direto sobre quem vê seus anúncios, diferentemente do tráfego orgânico.

Conclusão

A escolha entre tráfego pago e tráfego orgânico depende dos objetivos, recursos e cronograma de cada negócio. 

Porém, muitas estratégias bem-sucedidas combinam as duas formas de tráfego, pois a junção inteligente das duas formas de tráfego cria uma sincronia que melhora a presença do seu negócio no digital e a visibilidade da sua plataforma de e-commerce.

Cartpanda “Dicas para criar um anúncio que converte”

Quer aprender e-commerce?

Inscreva-se no boletim da Cartpanda para receber mais conteúdos de alta qualidade como este.

Comece seu negócio online no Cartpanda