Como sobreviver ao aumento do CPM na Black Friday?
A época de Black Friday traz muita alegria para os lojistas. São várias vendas, vários clientes dispostos a gastar bastante, promessa de faturamento nas
Lucas Machado
14/10/2022
O que é CPM?
Não sabe o que é CPM? Relaxa, é fácil de entender! CPM significa custo por mil impressões, ou seja, é o valor pago paga cada 1000 visualizações do anúncio.
A cada vez que o seu anúncio é mostrado para alguém, isso conta como uma impressão, não importa se a pessoa clicou ou não. Para cliques, nós utilizamos a métrica chamada de CPC, custo-por-clique.
Normalmente os anunciantes buscam ter o CPM mais baixo possível, já que assim, seu anúncio aparecerá para mais pessoas com o mesmo orçamento. Entendeu porque é importante manter seu CPM baixo?
Mas nem sempre isso é possível, principalmente quando estamos em alguma época comemorativa ou uma data especial, como Natal e a Black Friday.
O valor do CPM aumenta sempre que há muita competição no leilão dos anúncios ou quando um público específico é muito desejado pelos anunciantes. Por exemplo, no dia das crianças é muito mais caro anunciar para pessoas que já tem filhos do que em outras épocas do ano.
Por que o CPM aumenta na Black Friday?
Como mencionamos acima, o valor do CPM está diretamente ligado ao aumento da concorrência. A Black Friday é uma das datas comerciais mais esperadas do ano, tanto pelos clientes como pelos lojistas.
A quantidade de gente anunciando aumenta drasticamente, por isso é natural que o custo para alcançar o público seja maior. É a velha lei da oferta e demanda.
Dependendo do nicho da sua loja e da segmentação do seu público, você poderá sentir o CPM aumentar de forma mais intensa, isso varia bastante
5 dicas para sobreviver ao aumento do CPM
Aqui estão as dicas que nós preparamos para você passar por esse período de alta no CPM. São táticas bem simples e que podem ser aplicadas por qualquer pessoa e funcionam na maioria dos casos.
Algumas delas nós testamos por conta própria e outras pegamos com convidados do Pandacast, o nosso podcast semanal onde compartilhamos várias dicas sobre e-commerce, dropshipping e marketing digital.
Se você ainda não conhece o Pandacast, não perca tempo e acesse o nosso canal do YouTube.
Sem mais delongas, confira as cinco dicas logo abaixo:
Explore novos públicos em busca de um CPM menor, tente variar nas segmentações de público.
Crie anúncios feitos para engajar. Quanto mais engajamento, melhor posicionado o anúncio fica no leilão, o que ajuda a diminuir o custo de algumas métricas como CPM e CPC.
Faça vários testes antes da Black Friday para anunciar apenas pro público certo, evitando gastar dinheiro com público que não converte.
Separe um orçamento maior para anúncios no mês de Novembro.
Divulgue seus produtos/serviços de outra forma, como por exemplo, através de parcerias com influenciadores. Essas parcerias podem ser bem lucrativas e não dependem de CPM.
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A época de Black Friday traz muita alegria para os lojistas. São várias vendas, vários clientes dispostos a gastar bastante, promessa de faturamento nas alturas, mas tem uma coisa que muita gente esquece de considerar: o aumento do CPM.
Quem já fez tráfego pago no período de Black Friday sabe que o aumento é bem significativo por conta da competição no leilão de anúncios. Afinal, todo mundo quer divulgar sua loja e suas ofertas.
Mas e aí, você sabe o que fazer para evitar que esse aumento torne suas campanhas inviáveis? Nós preparamos algumas dicas para lhe ajudar, confere aí!
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