Como criar uma boa logo para sua loja online

Lucas Machado

19/12/2023

Como criar uma boa logo para sua loja online

Lucas Machado

19/12/2023

Como criar uma boa logo para sua loja online

Lucas Machado

19/12/2023

Como criar uma boa logo para sua loja online

Lucas Machado

19/12/2023

Apesar da facilidade de se criar uma loja online, existem alguns passos que são fundamentais para que o seu negócio funcione perfeitamente, chame a atenção e gere confiança no consumidor.

E a logomarca faz parte desses principais pontos, pois é ela quem dará a “cara” do seu negócio, transmitindo a identidade e a personalidade da sua loja. 

Quantas vezes você já viu por aí as cores do McDonald 's e sem ninguém dizer uma palavra você sabia que se tratava deles? Pois é, esse é o poder de um bom branding.

E no texto do blog de hoje nós vamos te explicar o que é necessário ter na logomarca da sua loja online para chamar a atenção do consumidor, qual é a importância dela para o negócio e como criar uma boa identidade visual do zero.

Vamos lá?

O que é um logo?

Um logotipo é um símbolo que usa palavras, imagens e cores para representar uma marca ou produto. Existem logomarcas de diferentes tipos, desde simples textos até imagens abstratas, e isso vai depender da mensagem que você quer que o seu negócio passe para o consumidor.

Qual a importância da logo para a sua loja online?

No fim de tudo, não importa se o seu negócio é pequeno ou grande, ter um logotipo bem feito faz com que a sua loja pareça muito mais profissional, além disso, proporciona uma vantagem sobre outros concorrentes que não se preocupam com a aparência visual.

O logotipo também ajuda a tornar a sua marca consistente, sendo útil para desenvolver até mesmo produtos para papelaria, cartões de visita e embalagens.

Isso reforça o seu branding várias vezes, fazendo com que as pessoas se sintam familiarizadas com ele.

Além disso, outros principais motivos para você ter uma logo bem elaborada são:

- Diferenciação dos concorrentes: Nada melhor do que se diferenciar do seu concorrente, certo?! Ainda mais quando ele é ruim.

Por isso a importância da logo nesse caso, muitas vezes sua loja pode se tornar conhecida e virar referência pela logomarca.

- Credibilidade e profissionalismo: Quando você compra algo pela internet, não se sente mais confiante em adquirir o produto quando a loja passa profissionalismo? O mesmo acontece com o seu consumidor.

- Comunicação visual instantânea: Basta olhar para saber de onde é, esse é o caso da logomarca da Apple. Quem nunca viu um adesivo de maçã mordida e soube que era da Apple? Pois é, esse é o poder da boa comunicação visual.

Dicas para criar uma boa logomarca

Para criar uma logomarca é necessário antes de tudo definir o nome e o conceito da sua loja, essa base é fundamental para que possamos entender qual caminho seguir.

Uma fonte não deve ser escolhida simplesmente pela beleza, assim como um símbolo não deve estar ali aleatoriamente, tudo precisa estar conectado com o seu tipo de negócio, como por exemplo, a missão, visão e valores do empreendimento.

Então, aqui vão algumas dicas para que você consiga desenvolver uma logo incrível para a sua loja online:

  1. Faça um estudo sobre o seu público-alvo: Saber o tipo de público que você quer atingir é essencial para desenvolver uma boa logomarca. Se a sua loja for de roupa masculina, por exemplo, você deverá seguir um padrão específico para atingir o público masculino, como escolher cores fortes, símbolos e tipografias que tenham relação.

  2. Pesquise referências de logos: No caso, são referências, não cópias. Busque lojas que tenham relação com a sua e que tragam uma mensagem parecida com a qual você quer passar para o seu consumidor para se inspirar.

  3. Defina o conceito da sua logo: A logo vai muito além de um simples desenho, ela é o ponto de partida para a definição da essência da sua loja. Por isso é fundamental definir um conceito sólido.

  4. Peça feedbacks: Muitas vezes estamos trabalhando a tanto tempo em algo que acabamos não tendo o mesmo olhar para o design como as pessoas de fora teriam.

Por isso, é necessário coletar feedbacks para entender o ponto de vista de outra pessoa que poderia, talvez, ser o seu consumidor e ver se a mensagem que você quer transmitir realmente está chegando do outro lado.

Se após ler o nosso artigo você chegou a conclusão de que não tem tanta criatividade para criar sua logomarca sozinho(a), te indicamos que faça o curso do Sebrae “Criatividade” clicando aqui. 

Neste curso você saberá como despertar o seu potencial criativo e empreendedor.

Além disso, para complementar, que tal ler o nosso texto “O que é mais importante em uma loja online? O guia para o sucesso do seu e-commerce

CONCLUSÃO

A definição da sua logo é essencial para o sucesso do seu negócio, pois o cliente também compra com os olhos. Por isso, é necessário que ela tenha relação com a mensagem que você quer passar para o consumidor e que seja bem elaborada, com a escolha das cores, ícone e tipografia corretas.

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