Dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce

Lucas Machado

27/02/2024

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, só em 2022 o Brasil alcançou a marca de 36 mil lojas online e as vendas passaram de 169 bilhões de reais.

Isso equivale a um crescimento de 5% em relação ao ano de 2021, e a perspectiva é que os número aumentem mais a cada ano.

Por isso, se diferenciar dos concorrentes é tão necessário, afinal, em um mercado tão competitivo fica difícil se tornar o melhor sendo igual a todos, certo?

Pensando nisso, no artigo de hoje separamos algumas dicas que podem ajudar o seu e-commerce a crescer e se diferenciar no mercado.

Dicas para iniciantes

Se você está começando agora com a sua loja online, que tal aprender os primeiros passos fundamentais?

1 - Crie sua persona: Se você está estudando sobre vendas, certamente já deve ter se deparado com o conceito de "persona".

A persona é uma personificação do público que você quer atingir e é criada a partir de dados reais sobre comportamentos, necessidades, características demográficas e psicográficas dos seus clientes, combinados com algumas informações fictícias para formar um perfil detalhado.

Essa definição ajuda a entender os desejos e necessidades desse consumidor, fornecendo insights valiosos que te ajudam a tomar decisões estratégicas. 

2 - Escolha bem os produtos que irá vender: Após você definir a sua persona, com certeza ficará mais fácil decidir o que você quer vender, afinal, você já saberá quais produtos fazem mais sentido pro público que você quer atingir.

Além de saber quais produtos vender, saber apresentar eles pro seu consumidor é essencial, por isso, quanto mais informações sobre o seu produto você disponibilizar pro seu cliente, maiores são as chances dele comprar.

3 - Seja organizado: Para garantir o sucesso do seu negócio, nada mais importante do que manter a organização.

Uma empresa com processos bem definidos tende a realizar mais vendas e, consequentemente, têm mais sucesso.

Estratégias para aumentar as vendas

1 - Utilizar estratégias de up-selling e cross-selling: Se você ainda não está utilizando essas duas estratégias no seu negócio, saiba que está perdendo tempo e dinheiro, afinal, elas incentivam o seu consumidor a gastar mais na sua loja.

Se você ainda não sabe o que são, aqui vai uma breve explicação sobre o assunto:

Na estratégia de upselling o cliente é incentivado a comprar uma versão melhor e de maior valor com base nos produtos que eles já adquiriu.

Já o cross-selling funciona como uma “venda-casada”, ou seja, você pode oferecer produtos que complementam aqueles já comprados pelo cliente, melhorando assim a experiência do seu consumidor. 

2 - Desenvolver um processo de checkout simples: Um ótimo processo de checkout disponibiliza informações claras sobre o preenchimento das informações, além disso, é importante solicitar apenas dados realmente necessários para a compra, isso aumenta as chances do seu cliente voltar a comprar com você.

3 - Utilize o marketing de conteúdo a seu favor: Não deixe de utilizar as redes sociais a seu favor, principalmente o Instagram, publique conteúdos reais e relevantes para o seu público, busque gerar conexão e um bom relacionamento entre a marca e o consumidor. 

Que tal mostrar o dia a dia do seu negócio, ou até mesmo como utilizar o produto que você vende? Isso pode fazer a diferença na hora da decisão de compra.

4 - Experiência de compra faz toda a diferença: Se você pretende fazer do seu consumidor um cliente ativo, nada mais importante do que investir na experiência do seu cliente, afinal, ele só vai voltar a comprar com você se estiver satisfeito com o que foi oferecido. 

Por isso, busque formas de melhorar essa experiência, como por exemplo, ter um site responsivo e seguro. Com a Cartpanda você tem acesso ao certificado de SSL gratuito, o que garante que o seu site é confiável, isso também é importante para trazer segurança na hora da finalização da compra.

Além disso, ofereça um atendimento personalizado e de preferência humanizado, isso com certeza fará a diferença na hora dele decidir onde comprar. 

Conclusão

É fato que começar um novo negócio digital não é pra qualquer um e se destacar nesse meio é ainda mais difícil, mas aplicando as estratégias corretas e prestando um bom atendimento, o seu negócio terá mais chances de se destacar. 

Além disso,  conte com a Cartpanda para alcançar o sucesso e expandir o seu negócio mundialmente, nossa plataforma possui diversas soluções para criar, crescer e gerenciar o seu negócio.

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