Estratégias poderosas para aumentar as vendas do seu e-commerce em 2024

Conheça 7 estratégias validadas com poder de aumentar as vendas do seu e-commerce. Leia o blog da Cartpanda para aprender como aplicá-las!

Lucas Machado

10/10/2023

A pandemia da COVID-19 mudou drasticamente o comportamento do consumidor e, atualmente, as pessoas realizam suas compras principalmente pela internet.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, cerca de 61% dos brasileiros compram mais online do que em lojas físicas. Essa mudança em massa na forma de consumir produtos fez com que o número de lojas virtuais crescesse significativamente.

Em meio a expansão contínua do e-commerce, ter boas estratégias de marketing digital focadas na experiência do cliente é essencial para o sucesso do seu negócio no mercado.

Antes de conhecê-las, entenda um pouco mais sobre o cenário atual do comérceio eletrônico e porque investir em um plano de ação é tão importante para potencializar a ascensão da sua loja online.

A nova tendência: e-commerce 

Segundo levantamentos da NuvemShop, estabelecimentos virtuais de pequeno e médio porte movimentaram cerca de R$ 703 milhões no primeiro trimestre de 2023, representando um crescimento de 23% em relação ao mesmo período de 2022.

Ou seja, o e-commerce tem crescido e vai continuar crescendo cada vez mais.

Com as pessoas comprando cada vez mais na internet e tantas lojas online surgindo todos os dias, as empresas precisam oferecer aos seus clientes uma boa experiência de compra para conseguirem manter sua competitividade de mercado.

Táticas para impulsionar o seu faturamento

Para ajudar o seu negócio a se destacar, confira 7 estratégias poderosas para melhorar a experiência de compra do usuário e aumentar as suas vendas.

1. Crie uma lista de e-mail e desenvolva uma estratégia de e-mail marketing

Desenvolver uma campanha de e-mail marketing é uma maneira eficaz de atingir seus objetivos com o público-alvo adequado.

Comece construindo uma lista de e-mails que inclua clientes antigos, atuais e potenciais. Em seguida, opte por uma plataforma de automação para simplificar o envio das mensagens e desenvolva dentro dela o layout, desde o conteúdo até o design.

2. Torne a descrição do seu produto atraente

É crucial descrever detalhadamente os produtos oferecidos para proporcionar uma experiência de compra completa e, principalmente, aumentar a confiança no processo de compra online.

Siga o guia abaixo para entender como criar descrições envolventes e persuasivas: 

  • Apelo aos sentidos: transporte seu cliente para a experiência sensorial do seu produto. Se for um sabonete, por exemplo, descreva a textura e a sensação na pele após o uso;

  • Instruções de uso: nem sempre o óbvio é evidente para todos. Providencie uma explicação clara sobre como usar o produto, mostrando suas diferentes aplicações e os benefícios que proporciona para despertar o interesse do consumidor;

  • Ingredientes e composição: seja transparente sobre o que seu produto contém. Se for um único item, como um soro capilar, destaque seus ingredientes. Se for um conjunto, explique o material do item;

  • Seção de perguntas e respostas: facilite o processo de tomada de decisão fornecendo uma seção dedicada a perguntas comuns sobre o produto. O FAQ ajuda o consumidor a esclarecer dúvidas e reduzir possíveis barreiras de compra.

3. Crie uma experiência na loja com imagens reais do produto

Disponibilizar fotos reais dos produtos em uma loja online é crucial para oferecer uma experiência de compra satisfatória aos clientes.

As imagens proporcionam aos consumidores uma visão detalhada e precisa do produto, ajudando-os a entender melhor suas características, qualidade e aparência. Além disso, as fotos reais ajudam a construir confiança, pois os clientes têm uma noção mais clara do que estão comprando, reduzindo assim o risco de insatisfação após a compra. 

Lembre-se que, ao comprar online, o consumidor não passa pela experiência sensorial completa que a loja física fornece, então ele precisa de detalhes.

4. Facilite as devoluções

Dê ao seu cliente tempo para fazer a devolução – 30 a 45 dias é um bom período. Crie sua política de devolução e reembolso e ajude-o de todas as maneiras possíveis.

Conceda opções personalizadas, como escolher entre o reembolso em crédito na loja ou direto na conta.

5. Envie um e-mail de agradecimento após a compra

Enviar uma mensagem agradecendo pela venda faz com que seu cliente se sinta valorizado, criando um vínculo emocional positivo entre a marca e o consumidor.

Esse gesto aumenta a probabilidade de fidelização do cliente, incentivando-o a fazer compras futuras no seu e-commerce. Além disso, uma experiência de pós-vendas satisfatória contribui para o crescimento e sucesso do negócio por meio de recomendações orgânicas.

6. Ofereça suporte de qualidade ao cliente

Segundo um levantamento de dados feito pela Zendesk, em 2023, 60% das pessoas baseiam suas decisões de compra no nível de atendimento que esperam receber. 

Ou seja, se os clientes ficarem satisfeitos com o suporte prestado, eles voltarão a comprar no mesmo estabelecimento. Portanto, responda às chamadas rapidamente, demonstra cordialidade, respeito e empatia, e, acima de tudo, resolva os problemas dos seus clientes. 

7. Diminua as taxas de abandono de carrinho

Dentre os principais motivos que levam os clientes a abandonarem seus carrinhos, destacam-se:

  • Problemas de usabilidade: processo de checkout de pagamento com muitas etapas ou solicitação de informações pessoais em excesso;

  • Problemas técnicos: página não encontrada ou falha no servidor.


É fundamental fornecer uma experiência de checkout personalizada, fluida e ágil para que o potencial cliente não desista da compra na etapa final.

Ainda que alguns contratempos durante o processo de checkout não estejam ao seu alcance, providenciar uma infraestrutura dinâmica e otimizada durante a etapa de pagamento é muito mais simples do que parece.

Reduzir suas taxas de abandono de carrinho é fácil com o gateway da Cartpanda, a solução de checkout transparente que mantém o cliente engajado até o final da compra de forma espontânea e automática.

Conclusão

As estratégias apresentadas são cruciais para destacar seu e-commerce e potencializar seus resultados. Portanto, avalie quais estratégias são mais adequadas para a sua empresa e aplique-as! 

Não deixe de ler o artigo sobre “Diferenças entre os designs de checkout da Cartpanda" para mais informações do gateway.

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