Inbound marketing: porquê utilizar essa estratégia no seu ecommerce

Lucas Machado

06/02/2024

Inbound marketing: porquê utilizar essa estratégia no seu ecommerce

Lucas Machado

06/02/2024

Inbound marketing: porquê utilizar essa estratégia no seu ecommerce

Lucas Machado

06/02/2024

Inbound marketing: porquê utilizar essa estratégia no seu ecommerce

Lucas Machado

06/02/2024

O consumidor tem perdido cada vez mais o medo de comprar on-line e com isso o e-commerce tem se tornado uma opção muito vantajosa para quem quer começar a empreender.

Com a mudança no ambiente de compra, veio também a mudança no comportamento do consumidor e o inbound marketing se tornou uma estratégia mais do que necessária para atrair, envolver e encantar o público de forma mais natural e autêntica.

E se você ainda tem dúvidas sobre o que é o inbound e porquê utilizá-lo no seu negócio, leia esse artigo até o final.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é como o cupido do mundo dos negócios, mas em vez de flechas, ele usa o conteúdo para conquistar clientes. Sabe quando você está navegando na internet e encontra um blog ou vídeo super útil que resolve seus problemas? Isso é Inbound Marketing em ação.

Em vez de ir atrás das pessoas com anúncios chatos e invasivos, o Inbound é mais sutil. Ele cria um imã com conteúdo interessante, algo que as pessoas realmente queiram consumir. Pode ser um post no blog, um vídeo educativo, ou até mesmo um e-book cheio de dicas valiosas.

A ideia é atrair as pessoas para o seu universo de forma natural, como um imã atraindo ímãs pequenininhos, sabe? Ao invés de empurrar produtos na garganta das pessoas, o Inbound conquista a confiança através do compartilhamento de conhecimento e experiências úteis.

E não para por aí…Quando as pessoas já estão meio que "apaixonadas" pelo seu conteúdo, aí você introduz sua marca e produtos de forma suave. É como se fosse um convite para um segundo encontro. Se elas gostaram do primeiro, as chances de aceitarem são bem maiores.

O Inbound Marketing é tipo um relacionamento construído com base no respeito mútuo. Você oferece algo legal, e as pessoas respondem positivamente. É uma estratégia que valoriza a criação de conexões genuínas, ao invés daquela abordagem invasiva que ninguém gosta. 

Resumindo, é como conquistar alguém com charme e personalidade, ao invés de forçar uma situação. E no final, todo mundo sai ganhando!

Principais estratégias de Inbound Marketing

SEO

É uma das melhores estratégias de marketing digital, ela funciona muito bem porque faz seu site aparecer nos mecanismos de busca, como o Google, para pessoas que estão procurando o que você vende na internet. 

Marketing de conteúdo

Essa estratégia consiste em, em vez de apenas tentar vender algo diretamente, você criar textos, vídeos ou outros tipos de conteúdo que as pessoas realmente queiram ver. 

A ideia é oferecer algo valioso para o público, seja informação, entretenimento ou ajuda, e, com o tempo, isso cria uma relação de confiança. Quando as pessoas precisam do que você oferece, elas lembram de você, porque já curtiram o que você compartilhou.

E-mail marketing

Esse é o melhor canal pra você manter ativa a comunicação direta com os clientes. Mas, para ter sucesso nessa estratégia, é legal misturar anúncios com coisas legais para as pessoas. Assim, sua marca não fica sendo só sobre propaganda.

Compartilhando artigos e informações interessantes as pessoas vão gostar de receber coisas da sua marca e até vão ficar esperando por mais conteúdo.

Benefícios do Inbound Marketing para o seu ecommerce

  • Economia de investimento: Uma das principais vantagens do Inbound Marketing quando comparado às estratégias tradicionais é o maior retorno sobre o investimento (ROI). Como essa é uma estratégia que busca engajamento orgânico, é muito mais acessível do que investir em publicidade paga.

  • Ótima forma de educar e engajar o cliente: Além da influência da marca, hoje as empresas que fazem um bom trabalho de marketing de conteúdo se tornam referência para o público-alvo. Se você trabalha com produtos de beleza, muitas vezes um conteúdo bem elaborado sobre o assunto pode permitir que seu público enxergue valor na sua marca pra além do produto. Segundo o CMA, 68% dos compradores online passam um tempo considerável lendo conteúdo publicado por uma marca na qual estão interessados.

  • Maior fidelização do cliente: O conteúdo de inbound marketing torna o seu relacionamento com o consumidor muito mais próximo, isso porque mantendo a comunicação com ele, informando sobre as últimas novidades, ensinando sobre determinado assunto, etc, é uma forma de despertar o interesse dele pelo seu produto.

Conclusão

Utilizar estratégias de inbound marketing só trazem benefícios para o seu negócio online, por isso, buscar conhecimento sobre esses assuntos é essencial para tornar a sua loja um sucesso não somente em vendas, mas também em autoridade de marca.
Se você quer aprender um pouco mais, indicamos que leia o post “O que é marketing de mídia social”.

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