Loja online sem estoque: como fazer? Vale a pena?

Lucas Machado

26/12/2023

Segundo uma pesquisa feita pelo Retail X Latin America 2022, o Brasil foi o país que registrou maior crescimento no mercado de e-commerce em 2022.

As vendas do varejo digital brasileiro cresceram US$8,1 bilhões em receita entre 2021 e 2022, totalizando US$49,2 bilhões.

Ao lado desse incrível crescimento, o modelo de negócio voltado para venda sem estoque vem alcançando níveis cada vez mais altos, principalmente pela facilidade que ele proporciona para o lojista.

Então, se você tem curiosidade sobre esse assunto, no artigo de hoje vamos explicar um pouco mais sobre, como abrir uma loja online sem estoque e se esse formato de venda vale a pena.

Principais formas de vender online sem estoque

A venda de produtos sem estoque vem se tornando uma opção muito vantajosa para quem está iniciando no mundo do e-commerce, principalmente para aqueles lojistas que ainda não dispõe de grandes recursos financeiros.

Nesse tipo de negócio o investimento inicial tende a ser um pouco mais baixo, isso porque, basicamente, você só precisa intermediar compradores e fornecedores.

Os principais modelos de vendas sem estoque são:

1) Dropshipping: A forma mais conhecida de se vender sem estoque com certeza é o dropshipping.

No drop o lojista mostra os produtos na sua loja online, mas não precisa ter eles guardados. Então, se alguém comprar algo, o vendedor manda a ordem e os dados de envio para o fornecedor ou fabricante.

Logo após, o fornecedor prepara e envia o produto direto para o cliente. Com isso o lojista acaba ganhando uma parte do dinheiro da venda como lucro.

2) Revenda de produtos de lojas físicas: Se você tiver proximidade com algum empreendedor de loja física que ainda não possui loja online, você pode negociar com ele uma comissão nas vendas dos produtos que você realizar e disponibilizá-los no seu site.

Esse modelo de negócio é parecido com o dropshipping, mas você acaba tendo mais controle sob o estoque, visto que o contato com o revendedor é mais rápido.

Para isso, a comunicação entre você e o seu parceiro comercial será imprescindível.

3) Afiliados: Outra forma de venda sem estoque bastante conhecida é o modelo de afiliados.

Com certeza você já viu algum site recomendando produtos ou até mesmo blogueiros pedindo para você comprar algo pelo link divulgado por eles.

Algumas empresas como a Amazon, Shopify, Americanas, etc; trabalham com programa de afiliados e cada uma delas tem sua própria regra. Algumas pagam porcentagem maior e outras dão um prazo maior para o cliente fechar a compra pelo link, vale ficar de olho nisso.

4) Infoprodutos: Os infoprodutos são produtos digitais de caráter informativo que podem ser divulgados de forma gratuita ou paga na internet. Por exemplo: E-books, cursos, podcasts e etc.

Como abrir uma loja online sem estoque

Agora você deve estar se perguntando: “Ok, mas como criar uma loja online sem estoque?”

E a resposta para essa pergunta é simples: Com a Cartpanda!

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Você pode personalizar o design do seu negócio, da página principal ao catálogo de produtos, deixando sua loja ainda mais bonita.

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Loja online sem estoque vale a pena ou não?

Segundo o blog Torchbankz, os melhores vendedores sem produtos no eBay ganham cerca de US$7.731 por mês. Já os vendedores regulares chegam a US$1.000.

Infelizmente, não temos dados sobre quanto os vendedores brasileiros de dropshipping ganham, já que aqui usamos o Real, não o Dólar, e os valores podem ser bem mais modestos.

Mesmo assim, pode ser uma opção interessante, pois o empreendedor não precisa se preocupar com os custos de logística e o investimento inicial é bastante baixo.

Conclusão

Se você está começando a empreender online e ainda não tem uma boa grana para investir em seus próprios produtos, a venda online sem estoque se torna uma ótima opção, pois você não terá tantos custos operacionais.

Se você está considerando essa opção no momento, indicamos que complemente o seu conhecimento lendo o nosso artigo “O que é mais importante em uma loja online? O guia para o sucesso do seu e-commerce”.

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