Mohamad Izzat é empreendedor e apostou tudo o que tinha na sua loja de dropshipping, a Tazzi.
Hoje ela é um sucesso e se tornou uma marca super reconhecida pelos clientes. Tudo isso com a fórmula perfeita: o branding feito da maneira correta.Neste resumo do episódio #66 do Pandacast, nós trouxemos os principais pontos abordados nesse incrível bate-papo que tivemos com ele.
Como começou a história do Mohamad?
No início, Izzat foi impactado por um anúncio pago que falava sobre dropshipping. Incrédulo sobre como isso poderia funcionar, afinal, era muito bom não ter que investir muita grana, ele resolveu estudar mais sobre o assunto.
Com o tempo, descobriu que esse mercado era gigantesco e que realmente funcionava. Nessa época, Mohamad fez a sua loja online e redes sociais para colocar em prática os conhecimentos, sem começar a vender, de fato.
Após alguns problemas trabalhando na loja de mecânica do seu pai, ele optou por sair de lá e focar totalmente no seu negócio de drop.
Com a ajuda do seu irmão, saiu de SP e foi morar no Rio Grande do Sul. Chegando lá, ele começou a vender e aplicar ainda mais os aprendizados. O seu primeiro faturamento foi 200 reais. Mas, quando ele decidiu mudar a sua mentalidade, as coisas de fato começaram a dar certo.
Com o tempo, estudando e investindo em branding e com a ajuda de um produto vencedor, Mohamad chegou a faturar 1 milhão de reais mensais, valor que chegou a multiplicar ao longo do tempo.
Ao perceber que a grande maioria das pessoas fazia sempre as mesmas coisas no drop, ele decidiu que era hora de inovar.
Como Mohamad inovou no dropshipping?
Para ele, existem três passos fundamentais que o ajudaram a crescer dentro do drop, são eles: questionar, selar e validar. O pilar “questionar”, é separado por três perguntas:
“O quê”: o que é o mercado de dropshipping?
“Onde”: onde eu encontro informações, me aperfeiçoo e aprendo?
“E se”: e se eu colocar minha marca no produto, criar um avatar? Com o questionamento vem o desafio e a inovação.
O segundo pilar é “Selar”. Para ele, para qualquer mercado dar certo você precisa “selar” o seu produto, ou seja, colocar a sua marca, seu selo nele.
E o terceiro e último pilar é validar, segundo ele, de nada adianta colocar em prática os outros dois pilares se no final você não validar as suas ideias.
Colocando o rosto no drop
Atualmente, Mohamad faz a divulgação da sua loja sem medo de colocar o próprio rosto, quebrando a bolha do drop onde poucas pessoas têm essa coragem.
Inclusive, no podcast, ele diz que não entende o motivo disso, afinal, ele acha essa estratégia fundamental para criar conexão com o consumidor e gerar credibilidade.
Segundo ele, mostrar as caras foi fundamental para virar o jogo.
O dropshipping hoje
No bate-papo, Izzat não deixou de falar sobre a importância de estar sempre se atualizando e aprendendo coisas novas para que o seu negócio continue evoluindo.
Um exemplo foi a Remessa conforme, onde ele teve que aprofundar os seus conhecimentos sobre o assunto para conseguir se manter no game. Ele garante que não adianta colocar empecilho se você quer começar ou se manter no mercado.
Sobre produtos internacionais ou nacionais, Mohamad diz que trabalha com operação híbrida, ou seja, tem produtos dos dois lugares. Mas, segundo ele, o que escala de verdade são as novidades que, infelizmente, demoram a chegar no Brasil.
Sobre branding e dropshipping, Izzat deu algumas dicas muito simples: Crie um nome próprio para o seu produto e faça um mockup da caixa para divulgar no seu site.
Após isso, entre em contato com o fornecedor e peça para ele fazer a caixinha com sua logo e enviar todos os produtos personalizados com o seu branding, isso fará toda a diferença. Mas não se esqueça: o branding vai muito além de uma logo bonita e paleta de cores.
Trabalhe o 360, ou seja, todos os pontos de contato do cliente com você. É importante manter um padrão de linguagem em todos os canais de venda e pós venda, além disso, procurar entender as dores do seu cliente para poder solucioná-las.
Mohamad ainda deu a dica para quem quer começar hoje no mercado de dropshipping: não comece com loja genérica, pois dificilmente você passará credibilidade para o consumidor.
Tente começar uma loja macro nichada ou nichada para gerar autoridade, percepção de valor e reconhecimento de marca.
Expansão de negócio
Izzat ainda traz alguns pontos no episódio sobre iniciar no mundo do empreendedorismo, segundo ele é importante não fazer corpo mole e começar você mesmo a fazer todas as funções necessárias para iniciar o seu negócio, como por exemplo, ser o vendedor, o social media, o fotógrafo, videomaker, etc.
Para saber tudo isso você precisa ser autodidata e pesquisar muito sobre as coisas no google e em livros para entender o que você estiver com dúvida. Ou seja, busque conhecimento para o seu negócio dar certo.
Assim, futuramente, você conseguirá delegar as funções e ainda terá o conhecimento para poder explicar e passar para o seu funcionário aquilo que você quer que seja realizado, tornando-se, assim, um bom gestor.
Além dessas dicas, Mohamad deu diversas outras interessantíssimas para você aplicar no seu negócio de drop.
E se você tá afim de saber quais são, que tal assistir ao episódio completo em nosso canal do YouTube?
Ah, vale a pena ler em nosso blog e ver no YouTube o episódio #63 com o Bruno Brito, um super empreendedor digital que trouxe muitos insights valiosos.
Lembre-se: Não deixe de se inscrever no canal e ativar as notificações para ser avisado em primeira mão sobre nossos novos vídeos.
Quer aprender e-commerce?
Inscreva-se no boletim da Cartpanda para receber mais conteúdos de alta qualidade como este.