Newsletter: estratégia para impulsionar e-commerce

Aprenda como a estratégia de newsletter pode impulsionar sua plataforma de vendas online com baixo custo. Saiba mais no blog da Cartpanda!

Lucas Machado

10/10/2023

Uma newsletter é essencial para alavancar sua plataforma de vendas online, pois é uma estratégia de comunicação que tem o poder de alcançar todos os públicos.

Uma newsletter promove a conexão direta entre marca e leads ou clientes, fornecendo atualizações, promoções e conteúdo relevante em suas caixas de entrada. 

Neste artigo, você entenderá o que é uma newsletter, suas vantagens e o passo a passo de como criá-la.

Continue lendo para aprender como utilizá-la de maneira estratégica na sua plataforma de e-commerce!

O que é newsletter?

A newsletter é uma das estratégias de marketing de conteúdo para e-commerce. Todavia, não tem como objetivo principal realizar vendas, pois o foco é fornecer informações e manter contato com os leads e clientes.

O conteúdo da newsletter tem o propósito de agregar valor e estabelecer conexões, já que os leitores estão atentos ao que você tem a dizer e às informações que consideram interessantes.

Por exemplo, se você vende esponjas, pode enviar newsletters com dicas sobre como utilizá-las para uma limpeza mais eficiente ou compartilhar informações relevantes sobre eventos atuais relacionados ao seu produto.

Encontre tópicos que despertem interesse e curiosidade no leitor, e transmita a informação de uma maneira envolvente. É fundamental que o conteúdo seja cativante, de modo que o consumidor tenha vontade de ler até o final.

Quais são as vantagens de investir na estratégia de newsletter?

Uma vez que o e-mail ainda é a principal forma de comunicação digital, as newsletters oferecem várias vantagens significativas para as plataformas de vendas online. Conheça as principais:

  1. engajamento direto com o público;

  2. construção de relacionamento;

  3. aumento da fidelidade do cliente;

  4. conversão orgânica de leads;

  5. custo-benefício;

  6. amplo alcance;

  7. análise detalhada de resultados;

  8. aumento das vendas e conversões;

  9. fortalecimento da marca;

  10. melhoria do tráfego e SEO.

Passo a passo de como criar uma ótima newsletter para o seu negócio online

Agora que você já sabe porque é importante usar uma newsletter como estratégia de marketing digital para a sua plataforma de vendas online, saiba como aprender a escrever um conteúdo de qualidade seguindo o passo a passo a seguir:

  1. Comece a construir sua lista de e-mails

Para começar a enviar sua newsletter, você precisará construir uma lista de e-mails. Uma das formas de fazê-lo é colocando formulários de inscrição visíveis e atrativos que podem aparecer como pop-ups, banners no topo ou rodapé das páginas do seu site, ou, ainda, caixas de inscrição integradas aos conteúdos do seu blog.

Em seguida, você deve incentivar as pessoas a assinarem sua newsletter. Você convencê-las ao oferecer algo de valor em troca do endereço de e-mail do visitante.  Isso pode ser um desconto exclusivo, um e-book gratuito, acesso a conteúdo exclusivo, entre outras alternativas.

  1. Desenvolva uma newsletter personalizada

Agora, é hora de pensar no design da sua newsletter e no conteúdo que você deseja desenvolver. Adicione títulos curtas e pouco texto, mas sempre direcione os leitores para o conteúdo mais detalhado utilizando links e CTAs (chamadas para ação).

Além disso, certifique-se de que o design da newsletter seja atrativo e reflita a identidade visual da sua marca. Use imagens relevantes e mantenha um equilíbrio entre texto e elementos visuais.

  1. Crie conteúdo relevante

O conteúdo da sua newsletter deve ser interessante e útil para seus leitores. Portanto, ofereça informações valiosas e inclua novidades sobre sua empresa, produtos ou serviços.

Lembre-se de manter um tom amigável e profissional ao redigir o conteúdo para manter a proximidade com o leitor.

  1. Seja consistente

Estabeleça uma frequência de envio para sua newsletter e seja consistente. Ou seja, envie seus textos regularmente, seja semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente.

Dessa forma, você criará expectativa nos leitores e eles saberão quando esperar seu conteúdo.

  1. Analise os resultados

Por fim, monitore os resultados de suas newsletters. Analise as taxas de abertura, cliques e conversões para entender o que está funcionando e o que pode ser melhorado.

A partir dos dados coletados, faça ajustes em sua estratégia para obter melhores resultados no futuro.

Ao aplicar as estratégias apresentadas, você conseguirá criar sua newsletter e aproveitar todos os benefícios dela na sua plataforma de e-commerce.

A newsletter permite potencializar o seu negócio online

A newsletter é uma ferramenta vital para e-commerces, permitindo comunicação direta e personalizada com clientes. Segundo uma pesquisa publicada pelo Sebrae, o e-mail ainda é o canal favorito dos consumidores no comércio eletrônico

Todavia, para que a comunicação da sua empresa com seus clientes seja realmente eficaz, é necessário gerenciar este canal de comunicação de maneira assertiva. Com a Cartpanda, é possível integrar sua loja online com o ActiveCampaign, uma das principais plataformas para administrar e otimizar e-mails usando a melhor plataforma de dropshipping. Confira a ferramenta!

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