Cartpanda Ensina: o que é UGC?
O UGC é uma ótima forma de aumentar a credibilidade e vender mais no seu e-commerce, veja como
Lucas Machado
03/10/2023
Em alta nos últimos tempos, o UGC - em português “Conteúdo Gerado pelo Usuário” - vem sendo cada vez mais utilizado nas estratégias digitais das lojas de e-commerce e dropshipping.
Se você trabalha no digital sabe que criar conteúdo interessante e que converte, todos os dias, é cansativo. Por isso, o UGC aparece como uma ótima forma de facilitar esse trabalho.
O que é UGC
UGC significa Conteúdo Gerado pelo Usuário, ou seja, é uma forma de divulgação feita por outras pessoas, não por você ou sua equipe.
Geralmente, são consumidores do seu produto ou serviço que criam esse conteúdo e ele pode variar, podendo ser um stories, post no feed, comentário ou até mesmo vídeo no YouTube.
Essa estratégia é ótima para fazer com que o seu negócio ganhe cada vez mais credibilidade, e consequentemente, venda mais.
Vantagens do UGC no e-commerce
Agora que você já sabe o que é o UGC e porquê ele é importante para a sua estratégia de vendas, listamos abaixo as principais vantagens que ele traz para o seu negócio digital.
Pouco investimento: Para aplicar essa estratégia não é necessário investir rios de dinheiro, visto que o conteúdo é gerado de forma espontânea pelo consumidor.
Aumento de credibilidade: Os usuários tendem a acreditar muito mais em um feedback positivo vindo de alguém em quem eles confiam, como o consumidor, por exemplo.
Alcance de diferentes públicos: Com esse tipo de divulgação, o seu produto/serviço pode chegar em pessoas que talvez você não alcançasse com outro tipo de anúncio;
Conteúdo potencial em se tornar viral: Poucas são as pessoas que têm interesse em compartilhar conteúdos entediantes sobre experiências de compra. É muito mais provável que o conteúdo sobre o seu produto/negócio seja compartilhado se for envolvente, como por exemplo: o consumidor utilizando o objeto e mostrando os benefícios dele no dia a dia.
Como usar UGC do jeito certo?
Aqui estão algumas maneiras de aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário:
Misture fotos profissionais com UGC: Investir em fotos profissionais de produtos nem sempre é fácil se você tiver um orçamento menor. Então você pode equilibrar seu feed misturando UGC e conteúdo de marca, isso fará com que as pessoas sintam mais conexão com seu produto.
Incentive os clientes a fazerem perguntas sobre o seu negócio: Uma das maneiras mais fáceis de interagir com seu público é fazer perguntas e respostas nos stories ou no feed. Isso não apenas permite que você interaja com seu público e o conheça melhor, mas faz com que outros consumidores se identifiquem com a sua loja.
Mostrar o seu produto em ação: Outro bom benefício do UGC é que os usuários podem desenvolver conteúdos mostrando o seu produto ou serviço em ação, isso dará aos futuros consumidores uma noção de como eles podem ser usados, aumentando a confiança na compra.
Mostre as avaliações dos seus consumidores nos stories: Caso você receba qualquer feedback positivo sobre o seu produto ou serviço, seja por meio das redes sociais, google ou site, é válido apresentar em forma de conteúdo. Isso criará uma experiência mais interativa e inspirará outros a comprarem também, afinal, se estão falando bem é sinal de que vale a pena ter.
CONCLUSÃO
Agora que você já sabe o que é UGC e como implementar isso no seu negócio, por que não ler outros posts em nosso blog que podem impulsionar as suas vendas? Recomendamos este post sobre Motivos para sua loja online estar vendendo pouco.
Meta Descrição: Você tem um e-commerce mas ainda não sabe como utilizar o UGC para alavancar as suas vendas? Não tem problema, nesse texto a Cartpanda te ensina
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