Dezembro está bem aí e com ele o natal, época do ano em que as vendas on-line disparam.
Apesar de ser um período em que os consumidores estão mais propensos a comprar, é importante você se diferenciar no mercado para chamar atenção do cliente.
Uma boa forma de fazer isso é disponibilizando bons produtos, novidades, promoções e investindo e uma boa estratégia de marketing.
Então, se você ainda não começou a se preparar e está em dúvida sobre quais produtos oferecer para os seus clientes, preparamos neste artigo algumas dicas que podem ser úteis para você.
Importância do natal para o e-commerce
Segundo uma pesquisa feita pela empresa ClearSale, em 2022 o e-commerce brasileiro chegou a faturar a marca de R$2,8 bilhões no natal.
O valor representa uma alta de 6,2% em relação a 2021. E os números tendem a crescer ainda mais este ano.
Esse é um período maravilhoso para o lojista, pois as pessoas estão mais generosas com o encerramento do ano e com o começo de um novo, somado ao 13 salário, que são um combustível para quem estava só procurando uma desculpa para comprar.
Produtos mais vendidos no natal
Assim como qualquer data comemorativa, no natal também existem produtos que saem mais. Para ajudar a escolher o melhor para o seu negócio, listamos alguns deles abaixo.
Vestuário: Sem dúvidas roupas são opções de presentes muito úteis e que sempre vão estar em alta, principalmente no fim do ano, quando todas as pessoas estão procurando opções para trocar as peças do seu guarda-roupa.
Por isso, vale apostar em vestimentas diferenciadas e com bom preço, como por exemplo:
Roupas da estação;
Peças com variedades de tamanhos;
Roupas com cores que remetam ao natal;
Segundo o site Nubimetris, um dos produtos mais procurados no Mercado Livre no natal passado foram os vestidos, então, que tal apostar nesse produto e inseri-lo no seu catálogo?
Beleza e saúde: Não é novidade que as mulheres amam se cuidar, mas o número de homens que estão fazendo o mesmo tem aumentado, segundo o G1, o Brasil ocupa o segundo lugar no mercado de beleza e cuidados masculinos, com atenção especial à pele, cabelo, barbas, corpo e unhas.
Esse autocuidado tem movimentado muito o comércio de beleza e saúde, então, que tal investir em opções variadas para todos os públicos? Como por exemplo:
Maquiagens;
Produtos para barba;
Perfumes;
Sais de banho;
Velas aromáticas;
Cremes e hidratantes;
Sabonetes e shampoos.
Vale destacar que o modo artesanal tem atraído os consumidores, por isso, foque em construir sua marca e oferecer um diferencial com esses produtos para o cuidado pessoal.
Alimentação: Todos os anos o natal impulsiona as vendas de alimentos e bebidas e, como consequência, as lojas e supermercados ficam lotados.
Mas há quem opte por comprar esses produtos virtualmente, justamente para não ter que enfrentar as enormes filas durante horas.
Então, invista nesses produtos alimentícios, caso o seu e-commerce seja voltado para esse tipo de mercadoria:
Vinhos;
Espumantes;
Alimentos natalinos, como panetone, por exemplo;
Biscoitos de natal;
Pães dos mais variados tipos;
Pães de mel.
Tecnologia: Por serem produtos mais caros, geralmente as pessoas esperam um pouco mais de tempo para adquirir essas mercadorias.
Com a chegada do final do ano e a ajuda do décimo terceiro salário, os consumidores optam por comprá-los nessa época.
Se o seu negócio é voltado para produtos de tecnologia, com certeza vale a pena investir nos seguintes produtos:
Smartphones: Segundo a NubiMetrics, embora os smartphones da Apple tenham sido os mais pesquisados no Mercado Livre em 2022, a Samsung foi a escolhida pelos usuários na hora da compra.
Televisões;
Geladeiras;
Fogões.
Como impulsionar suas vendas
Além de pesquisar muito, a organização é fundamental para aproveitar ao máximo as possibilidades que os eventos do fim de ano podem oferecer para o seu negócio, então, não basta contar com a sorte, é preciso ter informações e boas estratégias para vender bem.
Vale destacar alguns pontos de atenção que vão facilitar o impulsionamento de suas vendas para o natal, eles são:
Conhecer bem o seu cliente;
Oferecer diferentes canais de venda;
Fazer planejamento com antecedência;
Transformar o layout da sua loja virtual com referências natalinas;
Criar promoções atrativas;
Garantir diferentes formas de pagamento;
Auxiliar a trajetória de seu cliente, entregando um atendimento personalizado e de excelência;
Avaliar como foram suas vendas e entender o que pode ser melhorado para o próximo ano;
Utilizar as suas redes sociais;
Trabalhar bem as estratégias digitais, como tráfego pago e e-mail marketing.
E se você quer saber como fazer um bom marketing para suas mídias sociais, te indicamos a leitura do nosso post “O que é marketing de mídia digital”.
Conclusão
Com certeza o fim de ano é uma época muito propícia para o aumento do seu faturamento, mas para que isso aconteça é necessário entender bem o seu público para saber qual produto oferecer para ele.
Além disso, não esquecer de prestar um bom atendimento e desenvolver uma boa estratégia de comercialização.
E se você ainda quer aprender mais sobre marketing digital para aplicar ao seu negócio, te convidamos a ler também o nosso post “O que é experiência do cliente”.
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