Panda Friday: Como preparar o seu e-commerce para vender mais na Black Friday?

A Black Friday está chegando e você ainda não sabe como melhorar suas vendas? Neste artigo a Cartpanda te ensina.

Lucas Machado

23/10/2023

A Black Friday de 2023 se aproxima. Marcada para a meia-noite do dia 24 de novembro, essa é sem dúvidas uma das maiores datas comerciais do mundo. 

Esse dia gera muita expectativa para o consumidor que quer preços baixos e para o lojista que quer vender mais.

Outubro acaba de começar, então que tal se programar e colocar em prática todas as dicas que vamos te dar neste artigo? 

Quando surgiu a Black Friday?

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e funciona como o dia de abertura das compras de Natal. Ela é celebrada todos os anos com muitos descontos no varejo, sempre no dia seguinte ao de Ação de Graças, maior feriado do país.

No Brasil, a Black Friday começou em 2010 com o mesmo objetivo dos EUA. Desde então, se tornou por aqui a data mais importante do ano para quem vende pela internet.

Por quê apostar na Black Friday?

Segundo uma pesquisa realizada no início do ano pela Globo.com quem trabalha com e-commerce vai ganhar na Black Friday cerca de 10% a mais em 2023 se comparado ao ano passado. Por isso, deixar de lado esta data na sua estratégia comercial pode ser fatal. 

Além disso, o e-commerce seguirá em alta quando o assunto é escolher onde comprar, 41% dos entrevistados vão optar comprar pela internet principalmente pela comodidade e pelos melhores preços. 

Dicas para se preparar para a Black Friday de 2023

Antes de te contarmos todas as dicas que preparamos para o seu negócio, o que você acha de fazer uma retrospectiva da sua loja nessa mesma data em 2022?

Pare e pense nas seguintes informações: qual estratégia você utilizou no ano passado que deu certo? O que você poderia ter feito para que o seu negócio tivesse vendido mais? Você teve mais lucro ou prejuízo? Além disso, vale pensar em quais objetivos você pretende atingir.

Dito isto, vamos às dicas!

  1. Planejamento é a chave: Um dos pontos mais importantes para o sucesso da sua campanha de Black Friday é o planejamento. Por isso, é essencial que você pense em quais produtos pretende oferecer desconto e quais serão essas taxas. Vale avaliar também a quantidade que você tem no estoque.

  2. Divulgue os descontos e produtos com antecedência: Apresentar ao consumidor ofertas e promoções interessantes antes mesmo do dia 24 de novembro pode tornar o seu negócio mais reconhecido e com mais chances de aumentar as vendas, pois o seu cliente poderá se preparar financeiramente para adquirir o produto que deseja.

  3. Escolha bem a sua plataforma de e-commerce: Neste dia, o tráfego das lojas costumam aumentar, por isso é importante manter o seu negócio em uma plataforma de e-commerce estável, afinal, você não quer que sua loja fique fora do ar, não é mesmo?! Com a Cartpanda você não tem esse problema, somos uma plataforma completa focada em conversão e resultados.

  4. Planeje sua estratégia de marketing digital: É importante pensar nas ações com pelo menos 30 dias de antecedência. Vale apostar em ações de remarketing para quem já comprou na sua loja. Trabalhar com e-mail marketing ou Whatsapp para manter seus clientes informados sobre suas promoções e talvez pensar em oferecer um desconto mais agressivo para essas pessoas.

  5. Invista na divulgação do seu produto campeão: O seu produto campeão é o carro-chefe da sua loja, então não deixe de divulgá-lo, pois ele pode trazer novos clientes para o seu e-commerce.

  6. Foque no engajamento das suas redes sociais: A PwC  realizou um estudo no Brasil e descobriu que 77% das pessoas são influenciadas pelas redes sociais quando estão prestes a comprar algo pela internet. Por isso, é essencial criar conteúdo bom e ser criativo.

CONCLUSÃO

A Black Friday é uma data importante para quem quer ganhar mais dinheiro. Por isso, é importante usar as estratégias apresentadas para destacar sua loja online de todas as outras.

Ainda sobre a Black Friday, não deixe de ler nosso artigo "Como sobreviver ao aumento do CPM na Black Friday?

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