Como identificar um produto campeão de vendas para dropshipping

Muitas pessoas que se aventuram em plataformas dropshipping, especialmente os novatos, buscam incessantemente por um "produto vencedor" que possa impulsionar suas operações e trazer sucesso ao negócio.

Lucas Machado

24/03/2023

O que é um produto vencedor?

Se você não sabe o que é um produto vencedor ou já ouviu falar sobre, mas não sabe exatamente do que se trata, aqui vai uma rápida explicação: no dropshipping, o produto vencedor é aquele produto que tem um potencial de vendas enorme, especialmente quando integrado a uma plataforma de e-commerce.

Alguns iniciantes têm uma visão distorcida sobre o dropshipping e acreditam que, ao encontrar um produto vencedor, as vendas vão crescer automaticamente, sem que seja necessário nenhum esforço da parte do empreendedor.

Todavia, essa percepção não condiz com a realidade, pois mesmo um produto com potencial de gerar um alto faturamento para a sua loja online, não se vende sozinho.

Por outro lado, existem dropshippers que não acreditam no conceito de produto vencedor e estão convencidos de que é apenas um mito criado pelos gurus do mercado.

Um produto vencedor nada mais é do que um produto validado que sempre possui demanda. Por exemplo: itens como gadgets tecnológicos inovadores, acessórios para casa exclusivos ou produtos para hobbies específicos tendem a ter uma boa receptividade entre os consumidores, resultando em vendas consistentes.

Porém, como já mencionado anteriormente, apenas ter o produto certo nas suas plataformas de dropshipping não é garantia de lucro.

Características de um produto vencedor

Chegou a hora de aprender a identificar esse tipo de mercadoria. Preste atenção em todas essas características, pois quanto mais delas o item atender, melhor:

Resolve a dor do cliente

Um produto que resolve uma dor do cliente é muito mais fácil de ser vendido.

Não estamos falando necessariamente de dor no sentido físico. Nesse caso, a dor é uma necessidade muito grande da pessoa, algo que impacta diretamente a sua vida.

Oferece um benefício exclusivo

Esse é um excelente ponto para trabalhar em suas campanhas de anúncios e no copywriting da sua plataforma de dropshipping.

Quando o produto oferece algo único ou apresenta uma característica que não é facilmente encontrada no mercado, a percepção de valor aumenta e as pessoas tendem a comprá-lo.

Não é encontrado facilmente em lojas físicas

O seu produto vencedor não pode ser encontrado facilmente em lojas físicas. Afinal, se o potencial cliente já viu esse produto várias vezes, é provável que ele não tenha interesse em adquiri-lo da sua loja.

Busque produtos diferentes e que despertem a curiosidade do cliente. 

Desperta urgência de compra

Sabe quando você olha um produto e pensa “preciso comprar” sem nenhuma resistência ou hesitação? Pois é essa necessidade inquestionável que a sua mercadoria campeã deve despertar.

Precisa ser um item que pareça especial, algo que chame muito a atenção do potencial cliente, sendo a curiosidade essencial para o sucesso de vendas.

Boa qualidade e durabilidade

Um produto vencedor requer qualidade e durabilidade para satisfazer o cliente e permitir uma máxima performance.

Isso influencia diretamente o processo de escala, pois você terá menos pedidos de devolução e troca, o que impacta positivamente a reputação de sua loja.

Qual é a principal vantagem do produto vencedor?

Ainda que sozinho o produto vencedor não seja o suficiente para alavancar sua carreira de dropshipper, a principal vantagem de utilizá-lo na sua plataforma de e-commerce consiste em aumentar as vendas de forma mais eficiente.

Para complementar a sua estratégia, você não precisa ser usuário da melhor plataforma de dropshipping, mas testar lojas genéricas e lojas grandes para metrificar a performance do produto vencedor escolhido.

As lojas genéricas, por exemplo, permitem que você teste vários desses produtos ao mesmo tempo, até que você acerte na abordagem e comece o processo de escala.

Por outro lado, muitas plataformas de dropshipping consideradas grandes começaram vendendo produtos vencedores e depois transacionaram para um modelo mais focado em branding, o que também é uma excelente estratégia.

Existe alguma desvantagem?

Pode não parecer, mas os produtos vencedores também têm as suas desvantagens.

O maior obstáculo que os empreendedores enfrentam é a constante busca para encontrar o próximo produto, uma vez que essas mercadorias campeãs costumam ter uma “vida útil” curta em termos de venda.

Ou seja, apesar de serem facilmente escaláveis, o período de vendas elevadas não dura muito tempo. Isso acontece devido ao grande número de players que acabam vendendo o mesmo produto ao mesmo tempo, o que gera uma saturação temporária no mercado.

De todo modo, essa busca incessante pode se tornar cansativa e até mesmo desanimadora para o lojista.

Entretanto, esses pontos negativos não são suficientes para inviabilizar essa estratégia. Trabalhar com produtos vencedores ainda é um caminho seguro para potencializar as vendas na sua plataforma de dropshipping. 

Pronto para decolar suas vendas? 

Com as estratégias certas e o conhecimento necessário sobre produtos vencedores no mundo do dropshipping, você está preparado para alavancar seu e-commerce.

Não esqueça que o que separa uma loja comum de uma plataforma de dropshipping de sucesso é o suporte pós-venda, uma vez que a experiência do cliente está diretamente ligada à sua operação de longo prazo.

A Cartpanda recomenda fortemente que você invista nisso!

Mas afinal, o que é um produto vencedor? Como saber quando você encontrou um?


Nesse artigo vamos responder essas perguntas e passar algumas dicas fundamentais para você encontrá-lo e, assim, impulsionar suas vendas!

Quer aprender e-commerce?

Inscreva-se no boletim da Cartpanda para receber mais conteúdos de alta qualidade como este.

Comece seu negócio online no Cartpanda