Dicas para tirar boas fotos para o seu e-commerce

Lucas Machado

02/01/2024

Quando se tem uma loja on-line é de suma importância tirar boas fotos dos seus produtos, afinal, o cliente não pode tocar e nem muito menos experimentar o que está comprando.]E essa experiência se torna mais necessária quando o produto é uma roupa ou um acessório, por exemplo, já que essa compra depende muito do gosto do cliente e dos detalhes do produto.

Segundo uma pesquisa realizada pela Adobe, 67% dos consumidores destacam a qualidade da imagem como o aspecto mais crucial ao realizar compras online.

Além disso, um relatório da Shopify reforça essa ideia, evidenciando que a qualidade das fotos é o principal influenciador para proporcionar uma experiência de compra positiva aos clientes.]Mas afinal, como é possível tirar fotos perfeitas para o seu e-commerce para evitar a troca ou devolução?

Fique com a gente até o final desse artigo, pois hoje traremos dicas incríveis para você colocar em prática nessa hora.

Como tirar boas fotos para o seu e-commerce?

Tirar boas fotos é algo importante, mas é fácil exagerar.

É fundamental ser cuidadoso para garantir que as fotos sejam apropriadas.

Além disso, para tirar fotos não é necessário gastar muito dinheiro, ou seja, qualquer pessoa pode produzir boas imagens, independentemente do orçamento.

Por isso, hoje trouxemos 7 dicas que podem te ajudar a potencializar as fotografias do seu negócio e, como consequência, te ajudar a vender muito mais.

Vamos a elas?

1 - Use um celular com boa câmera ou uma câmera fotográfica

Hoje em dia, a maioria dos celulares tem câmeras boas para tirar fotos legais para vender coisas online. Se quiser, também pode usar uma câmera normal com boa qualidade e lentes certas.

Vale lembrar que existem muitas opções que não custam caro, tá?

Não importa qual câmera escolher, só se certifique de que ela está em bom estado e que é possível ajustar coisas como foco e exposição. 

2 - Tire várias fotos de ângulos diferentes

Para mostrar bem o produto, tire fotos de diferentes ângulos e distâncias. Isso ajuda o cliente a entender o tamanho e as características, sendo crucial para a experiência de compra.

3 - Cuidado com o flash

O flash é útil para tirar boas fotos em certos lugares, mas é preciso usar com moderação. É importante saber quando ele é necessário para não prejudicar a qualidade e nitidez das imagens.

Quando usado de forma errada, o flash pode deixar as fotos muito claras, tornando difícil ver alguns detalhes do produto.

4 - Invista em uma boa iluminação

Para ter fotos nítidas e bem apresentadas, é crucial prestar atenção à iluminação. Nem sempre a luz natural funciona bem, então é melhor usar luminárias e rebatedores.

Recomendamos uma iluminação que destaque todos os detalhes e que combine com a cor e características do produto.

5 - Monte um cenário no fundo branco que tenha relação com o seu branding

Usar um fundo branco geralmente é a melhor escolha para melhorar a qualidade visual das imagens, facilitando a percepção de detalhes.

Por isso, é importante criar um cenário que se ajuste às dimensões do produto e que tenha relação com as cores do produto ou da sua marca.

6 - Use o tripé e o timer

O tripé e o timer são ótimos aliados na hora de tirar fotos dos seus produtos, então, use e abuse dessas ferramentas.

O tripé irá garantir que as fotos saiam tremidas e te ajudará a tirar fotos mais nítidas, além de garantir que as imagens saiam todas no mesmo ângulo.

7 - Exiba o máximo de detalhes do produto

Use e abuse do zoom para mostrar os mínimos detalhes do seu produto, afinal, o seu cliente precisará do máximo de informações possíveis sobre antes de realizar a compra.

Além disso, procure utilizar mais de uma foto para divulgação, mostrando o produto de todos os ângulos possíveis.

8 - Edite as imagens

A edição de imagem pode ser uma ferramenta valiosa para aprimorar a iluminação, cor e outros aspectos da foto. No entanto, é crucial realizar edições com moderação para evitar que a imagem pareça artificial ou distorcida.

Recomenda-se utilizar ferramentas de edição para ajustar pequenos detalhes, como brilho, contraste, saturação e nitidez, além de remover pequenas imperfeições ou manchas na imagem.

CONCLUSÃO

Tirar uma boa fotografia para o seu negócio vai muito além de ter uma simples câmera, é necessário observar detalhes que são super importantes para o processo, como luz, ângulo e edição.

Por isso, vale a pena buscar se informar o máximo possível sobre o que o seu cliente está buscando, assim você poderá focar na fotografia em detalhes que ele precisa saber.

E para aprimorar ainda mais o seu conhecimento sobre os detalhes da sua loja virtual, indicamos que leia o nosso artigo “Como criar uma boa logo para sua loja online

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