Como expandir a sua loja online para outros países
Aprenda como atrair cliente de outros países da América Latina para a sua plataforma de vendas online. Saiba mais no blog da Cartpanda!
Lucas Machado
06/02/2024
Se você está pensando em expandir o alcance da sua plataforma de vendas online internacionalmente, deve considerar os países da América Latina.
De acordo com as últimas estimativas da Statista Digital Market Insights, o mercado de comércio eletrônico da América Latina e do Caribe deve ultrapassar US$243 bilhões em 2027, sendo um dos maiores valores registrados.
Neste artigo, você aprenderá a reconhecer as inúmeras oportunidades aguardando os comerciantes que optaram por ampliar suas operações para os países latinos e como elaborar um plano estratégico abrangente.
Continue lendo para entender todas as ações necessárias para a internacionalização bem-sucedida da sua plataforma de e-commerce!
Por que expandir para a América Latina?
Um e-commerce deve investir na América Latina por vários motivos. Conheça os principais dados e tendências recentes:
crescimento do comércio eletrônico: a América Latina é um mercado em crescimento, com uma taxa de crescimento projetada de aproximadamente 30% por ano até 2025;
foco na inclusão financeira: a América Latina tem investido em pagamentos digitais e carteiras digitais, facilitando a migração do consumidor tradicional para o mundo digital e aumentando a inclusão financeira da população;
melhoria de employer branding: ter uma empresa que atua na América Latina demonstra diversidade, inclusão e abertura a novas perspectivas
Quais países da LATAM são os mais vantajosos para investir?
Segundo a Statista, nos próximos anos, alguns países terão um desempenho melhor do que outros.
O Brasil, a Argentina e o México deverão duplicar as suas vendas no varejo entre 2022 e 2027.
O Peru, com um crescimento estimado de 78%, ficará mais próximo do faturamento do Chile e da Colômbia, que fecharam o ano passado com mais de 8 bilhões à venda.
A Colômbia, terceiro mercado da região em termos de valor de vendas, registrou a menor taxa de crescimento entre os seis principais países, com um aumento esperado de 60%.
Os dados refletem quão promissoras são as previsões para o comércio eletrônico na LATAM nos próximos anos, que poderá crescer nada menos que 84%. Veja abaixo os países que apresentam algumas das melhores taxas de crescimento esperadas no comércio eletrônico do mundo!
Estratégias para expandir sua loja online na América Latina
Antes de expandir o seu negócio online para outros países da AL, é necessário saber que existem algumas informações importantes que devem ser estudadas e consideradas:
1 - Estude o comportamento do consumidor do país escolhido
Antes de começar um negócio em outro país, é importante mergulhar nos hábitos de compra dos consumidores de lá.
Cada lugar tem sua própria forma de vender e consumir produtos. Portanto, procure estudar:
qual é a melhor época para investir;
quais produtos estão em alta;
quais são as formas de pagamento aceitas.
Ao obter as informações acima, você conseguirá entender melhor como as pessoas vão se relacionar com o seu negócio e, assim, será possível traçar uma estratégia mais assertiva.
2 - Adapte sua operação
Um ponto muito importante de atenção antes de expandir o seu negócio para outro país é entender a forma de lidar com o dinheiro, pois cada lugar possui seu próprio sistema financeiro, regulamentações fiscais e políticas monetárias.
Sendo assim, é imprescindível adaptar sua operação. Aceitar as moedas locais na sua loja virtual pode fazer diferença no resultado das suas vendas, pois todo consumidor se sente mais seguro quando paga um produto com métodos e moedas que já conhecem e estão acostumados.
3 - Venda produtos exclusivos
Oferecer produtos exclusivos permite que sua loja se destaque da concorrência. Isso cria um diferencial competitivo que pode atrair consumidores em busca de algo único e especial.
Além disso, vender produtos únicos faz com que seja possível elevar o preço, pois o cliente não achará facilmente em qualquer lugar. Desse modo, é possível prever a margem de lucro com mais segurança.
Ampliar fronteiras é extremamente benéfico para os negócios
Como fora explicado, expandir para a América Latina oferece uma série de benefícios estratégicos que podem levar seu negócio a novos patamares, pois é uma região que apresenta oportunidades significativas para aumentar suas vendas e ampliar sua presença global.
Todavia, é primordial permitir que o seu potencial cliente compre com segurança e, portanto, um bom gateway de pagamento, como a Cpanda Global da Cartpanda, facilita o processo de troca de câmbio na sua plataforma de vendas online.
Trata-se de uma ferramenta completa que permitirá aceitar diferentes opções de pagamentos na sua loja virtual, conectando o seu e-commerce com todos os consumidores latinos com máxima eficiência. Confira!
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